Sharkbee

O que é o iptv e como funciona?

O iptv, do inglês Internet Protocol Television, ou do português Televisão por Protocolo de Internet, chegou ao conhecimento de muitos pela facilidade e mais que isso, pela variedade, e tudo isso, basicamente pelo uso de um IP, protocolo de internet, que capta o sinal e redistribui para meios digitais ou analógicos. Basicamente é o mesmo serviço de sinal de televisão feito por satélites e antenas, somente com a diferença de que é um serviço feito especificamente por banda larga de internet. Ao invés de o sinal vir através da antena, vem totalmente pela internet.


Para poder utilizar bem o sinal, é preciso um conversor específico, que possa transformar o sinal em imagem. A internet é fundamental e precisa de um “aval” para funcionar, já que este tipo de serviço consome parte da internet. Se puder deixar uma parte dedicada somente para o iptv é mais indicado.

Iptv é legalizado?

O uso de iptv é legal. Isso porque algumas emissoras ou canais disponibilizam sinais por meio da internet para que possam ser reproduzidos em tela para que todos tenham acesso, algo próximo da Netflix, que usa deste tipo de ferramenta para distribuir o seu trabalho. Porém, assim como em outros ramos comerciais, existem alguns sinais que são pirateados e que multiplicam o sinal de modo irregular, sem a autorização da emissora. Estes casos são configurados de pirataria e ilegalidade, tendo seu serviço compartilhado de maneira criminosa.


Portanto o iptv por si só não é ilegal, afinal, alguns canais utilizam este serviço para atingir outros públicos mais específicos. Mas o uso indevido da imagem, que é obtida dos meios de comunicação sem a devida autorização, configura o crime de pirataria, podendo assim, utilizar as medidas legais para quem compartilha.